O Cruzeiro definitivamente é uma das equipes que vai brigar até o final pelo título do Campeonato Brasileiro, tendo como principais concorrentes Flamengo e Palmeiras, que são os líderes e vice atualmente. Apesar disso, o objetivo do clube segue sendo uma vaga na Libertadores.
Marcar presença na principal competição do futebol sul-americano já vinha sendo a grande prioridade desde o ano passado, no entanto, esse sonho acabou não se concretizando depois de terminar apenas em nono lugar, ficando de fora até mesmo da Pré-Libertadores. O objetivo permaneceu para 2025.
O técnico Leonardo Jardim chegou a deixar bem claro durante entrevista coletiva sobre o que considera ser o principal objetivo do clube na temporada. Ele foi bem direto ao deixar o clube “de fora” da disputa pelo título e traçando qual é a prioridade.
“Não podemos criar expectativas que o Cruzeiro foi feito para ser campeão. O Cruzeiro não foi feito para ser campeão. Foi feito para ser um time competitivo e para chegar à Libertadores. Este é o objetivo e pelo qual temos conversado”, disse.
Atual terceiro colocado no Brasileirão, a Raposa tem grandes chances de carimbar sua presença no torneio da Conmebol do ano que vem. Segundo levantamento do Departamento de Matemática da UFMG, o time mineiro tem 88,7% de chances de se classificar atualmente.
Cruzeiro perdeu vaga na Libertadores em 2024
Buscando não ter a mesma queda de desempenho da última temporada, o Cruzeiro em 2024 ficou muito perto de ter conquistado vaga na atual edição da Libertadores. A queda brusca de rendimentou acabou fazendo com que a equipe comandada por Fernando Diniz terminasse na nona colocação, com apenas um ponto atrás do oitavo colocado Bahia, que ficou com a vaga na pré.