O Banco Central (BC) é responsável por autorizar instituições que desejam atuar como banco no país. No entanto, isso não vale para empresas que atuam como correspondentes bancários, que não precisam de autorização.
“O Banco Central supervisiona as intuições financeiras que ele autorizou o funcionamento. Essas instituições são responsáveis pelo atendimento prestado aos clientes e usuários do correspondente contratado”, esclarece o BC.
Tal questionamento ganhou força com as notícias sobre o Clava Forte Bank, fintech administrada pelo pastor e cantor gospel André Valadão. A empresa, que funciona como correspondente, oferta diversos serviços bancários e é focada no atendimento a fiéis.
“Esclarecemos que o Clava Bank opera em conformidade com as normas do Sistema Financeiro Nacional, utilizando o modelo de Banking as a Service (BaaS). Por atuar como correspondente bancário e utilizar a infraestrutura de instituições devidamente licenciadas, o Clava Bank não figura diretamente na lista de instituições autorizadas pelo Banco Central, o que é plenamente legal e previsto na regulamentação vigente”, diz trecho da nota.
Assim, um banco é uma instituição financeira de fato, enquanto o correspondente bancário atua em nome do banco — ou seja, funciona como um intermediário que oferece serviços bancários (cartões, financiamentos, etc).
Clava Forte Bank
O Clava Forte Bank é administrado por André Valadão e a esposa, a influenciadora digital Cassiane Montosa Pitelli Valadão. A fintech foi fundada em 15 de março de 2024, mas só passou a funcionar recentemente.
Segundo a descrição na internet, o Clava Forte Bank foi criado a partir da “necessidade de fornecer soluções financeiras adaptadas às instituições cristãs, reconhecendo suas necessidades específicas e os desafios que enfrentam no mercado financeiro tradicional”.
A empresa diz ser “uma fintech dedicada a oferecer soluções financeiras seguras e inovadoras para instituições cristãs, igrejas e pastores”, com o objetivo de “ajudar o mercado cristão a ter acesso ao mercado financeiro”.
Conforme o site oficial do correspondente, os serviços oferecidos vão desde a abertura de contas digitais, oferta de cartões, “maquininhas”, financiamentos, seguros e até programas de cashback e marketplace.