InícioEsporteComo é o histórico do Atlético decidindo finais como mandante

Como é o histórico do Atlético decidindo finais como mandante

Como é o histórico do Atlético decidindo finais como mandante
Como é o histórico do Atlético decidindo finais como mandante (Atlético enfrentou o Lanús na última decisão como mandante em finais)

O Atlético decidirá a quinta final nacional/continental como mandante em sua história diante do Flamengo, na Copa do Brasil. Mas qual é o retrospecto do clube mineiro em situações como essa? 

O histórico do Galo decidindo grandes competições em casa começa em 1978, quando enfrentou o São Paulo em busca da taça do Campeonato Brasileiro da temporada de 1977 (que teve fim no ano seguinte). 

Sem Reinaldo – artilheiro da competição – o Atlético não conseguiu corresponder ao apoio da torcida e foi derrotado nos pênaltis pelo clube paulista em jogo único, frustrando a expectativa pelo bicampeonato. 

Após 21 anos, o resultado final foi diferente na Copa Conmebol. Desta vez, o alvinegro iniciou a partida no Mineirão mais tranquilo após vencer o Lanús por 4 a 1 na Argentina e ficou no empate por 1 a 1, conquistando pela segunda vez o torneio.

Vitórias recentes

O Atlético voltou a decidir uma final em casa apenas em 2013. Embalado pela força da torcida no Gigante da Pampulha, conseguiu superar a vantagem conquistada pelo Olimpia e venceu por 2 a 0, mesmo resultado da ida.

Nos pênaltis, melhor para o time mineiro, que conquistou a ‘Glória Eterna’ pela primeira vez em sua história.

A temporada seguinte também teve este roteiro. O Atlético enfrentou o Lanús-ARG na Recopa Sul-Americana e venceu na Argentina, por 1 a 0. A volta foi marcada por sustos, e o alvinegro chegou a perder o tempo regular por 3 a 2, o que levou o confronto para a prorrogação.

Os 30 minutos finais, no entanto, foram todos do Galo, que conseguiu a virada e bateu os argentinos por 4 a 3. Nova taça para o alvinegro em casa. 

O histórico do Atlético como mandante em finais*

  • Brasileiro de 1977 
    Atlético 0 (2) x (3) 0 São Paulo
  • Conmebol de 1997
    Ida: Lanús 1 x 4 Atlético
    Volta: Atlético 1 x 1 Lanús
  • Libertadores de 2013
    Ida: Olimpia-PAR 2 x 0 Atlético
    Volta: Atlético 2 (4) x (3) 0 Olimpia
  • Recopa Sul-Americana de 2014
    Ida: Lanús 0 x 1 Atlético
    Volta: Atlético 4 x 3 Lanús (prorrogação)
  • *Segundo jogo ou final única
    Total: três títulos e um vice

O desempenho do Atlético nas copas em 2024

O Atlético está invicto na Arena MRV em jogos da Copa Libertadores e da Copa do Brasil, com nove vitórias e um empate. Quatro deles foram decidindo um mata-mata – mesma condição da final da competição nacional.

A equipe comandada por Gabriel Milito venceu o San Lorenzo por 1 a 0 após empate por 1 a 1 na ida e bateu o Fluminense por 2 a 0 depois de ser derrotado por 1 a 0 no Rio de Janeiro. As vitórias colocaram o Galo nas quartas e na semifinal do torneio continental.

Já na Copa do Brasil o Atlético venceu o CRB por 3 a 0, após empate por 2 a 2 na ida, e ficou no empate sem gols com o São Paulo, depois do triunfo por 1 a 0.

Atlético x Flamengo

Atlético e Flamengo realizam o primeiro jogo da final em 3 de novembro (domingo), no Maracanã, no Rio de Janeiro, ainda sem horário definido. A grande decisão será uma semana depois, dia 10, na Arena MRV, em Belo Horizonte.

A notícia Como é o histórico do Atlético decidindo finais como mandante foi publicada primeiro no No Ataque por Samuel Resende

spot_img
spot_img

Últimas notícias