Agronegócio
Cidades nordestinas que sofrem com a seca recebem máquinas e equipamentos agrícolas
Com o objetivo de apoiar o produtor rural, visando aumentar a produtividade agropecuária e melhorar a qualidade dos produtos do setor, a Superintendência de Agricultura e Pecuária da Bahia (SFA-BA), em parceria com o governo do estado, por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Ação Regional (CAR), entregaram máquinas e diversos equipamentos, como retroescavadeiras e carretas-pipa, adquiridos por meio do Convênio nº 942946/2023, firmado entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a CAR.
Os municípios beneficiados foram: Curaçá, Santa Brígida, Abaré, Chorrochó, Rodelas, Mucururê.
“Considerando a atual situação de seca que afeta essas cidades, a entrega desses bens é fundamental para aliviar o sofrimento da população devido à escassez de água potável e para matar a sede dos animais”, informou o Mapa.
Segundo o ministério, os Convênios celebrados com o governo do estado e prefeituras são importantes no sentido de equipar os municípios, Secretarias Estaduais e Órgãos estaduais.
“Eles proporcionam equipamentos e infraestrutura que apoiam o produtor rural, aumentando a produtividade agropecuária e melhorando a qualidade dos produtos do setor”, comunicou o ministério.
A Divisão de Desenvolvimento Rural (DDR/SFA-BA) é responsável pela análise e aprovação das propostas, além do acompanhamento e fiscalização dos convênios.
A ideia é garantir que as metas estabelecidas sejam cumpridas de acordo com o que está prescrito no Plano de Trabalho, nos respectivos convênios e em outros instrumentos de transferências voluntárias do governo federal.
