CBF confirmará novo calendário para o futebol brasileiro em dois meses

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, confirmou nesta terça-feira (19) em entrevista ao programa ‘Seleção SporTV’ que vai elaborar um novo calendário para o futebol brasileiro para o ano que vem, chegando a um resultado final num prazo de 50 dias.

A principal mudança ficará por conta da Copa do Brasil e dos Estaduais. O presidente quer deixar o torneio nacional ainda maior e com mais participantes, enquanto a ideia é reduzir o número de jogos dos Estaduais, especialmente para os times que jogam as Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

“Esse é um dos grandes desafios que estamos assumindo à frente da CBF. Já estamos trabalhando focados na questão do calendário do futebol brasileiro. Desde a minha posse, anunciei a redução dos Estaduais e a reformulação das competições, Copa do Brasil, Série D, de todo o calendário organizado pela CBF”, explicou Samir Xaud.

CBF prepara mudança grande no calendário do futebol

De acordo com informações do jornal ‘O Globo’, outra proposta é de convencer a Conmebol a reduzir o G-6 para um G-5 no Campeonato Brasileiro. Nesse caso, o Brasil deixaria de ter duas vagas nas fases iniciais da Copa Libertadores da América para que tenha cinco vagas diretas na fase de grupos.

“A gente precisa, primeiro, ter o calendário Fifa. Depois, o calendário Conmebol, e, daí, quando saem esses calendários, a CBF pode montar o calendário dela”, destacou o presidente da CBF, dizendo ainda que o calendário considerado ideal já deve estar sendo disputado a partir de 2027.