Casal de Goiás transforma sítio em referência na produção de queijo frescal

Casal Oliveira fica em 4º lugar no Prêmio Brasil Artesanal 2025 – com o queijo frescal. Foto: Arquivo pessoal

Em Alexânia, Goiás (GO), o casal Gervaso da Silva Oliveira e Maria Antônia vem transformando o Sítio das Oliveiras em referência na produção de queijos artesanais. Para se ter uma ideia, este ano o casal foi um dos quinze finalistas no Prêmio Brasil Artesanal – edição Queijos, promovido pela CNA, com apoio do Sebrae.

Na premiação, foram escolhidos os melhores queijos do país. “Fomos premiados em quarto lugar com o nosso queijo frescal artesanal”, diz Oliveira, orgulhoso pela conquista.

Desde 2015, quando chegaram ao Sítio das Oliveiras, eles passaram a investir na propriedade, isso porque, eles começaram do zero: construíram a estrutura, criaram o gado e aprenderam passo a passo sobre a produção de leite de qualidade.

“Esse queijo é feito com leite pasteurizado, todo feito com produção própria, o leite é de boa qualidade, as nossas vacas são da raça girolanda.”

Cada detalhe do processo como a salga, a coagulação e a prensagem, é realizado com cuidado para garantir um sabor único.

“A nossa receita, em geral, é a seguinte: colocamos um pouco de amor, dedicação e alguns toques especiais no processo da fabricação. No entanto, tudo é feito com muito amor para que os nossos queijos cheguem à mesa do consumidor, com um gostinho de quero mais”, conta o produtor.

Queijo branco frescal
‘Queijo frescal artesanal’ classificados no Prêmio Brasil Artesanal da CNA 2025.
Foto: Arquivo pessoal
  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte a sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp

Queijos com história

Com dedicação, em 2018, a família Oliveira iniciou a jornada de melhorias recebendo assistência técnica na atividade leiteira. Pouco depois, eles coemçaram a produção de queijos, realizando cursos e trocando experiências com outros produtores.

Foi justamente essa combinação de aprendizado e perseverança que possibilitou, em 2023, a regularização da ‘Queijaria Sítio das Oliveiras’ junto à Agrodefesa de Goiás.

Atualmente, a propriedade já conta com dois queijos registrados com o ‘Selo Arte’: o frescal e o coalho. “A nossa produção, 90% das nossas vendas é em Brasília. Entregamos em mercadinhos, em polos de frios”, finaliza Oliveira.

Porteira Aberta Empreender

Quer saber mais? Assista ao programa Porteira Aberta Empreender, uma parceria entre o Sebrae e o Canal Rural, que traz dicas, curiosidades, orientações e mostra histórias reais de micro e pequenos produtores de todo o país.

Às quintas-feiras, às 17h45, no Canal Rural. | Foto: Arte Divulgação

O post Casal de Goiás transforma sítio em referência na produção de queijo frescal apareceu primeiro em Canal Rural.