Connect with us

Tecnologia

Carros elétricos perdem força e híbridos ganham novo fôlego nos EUA

Publicado

on


Com elétricos caros e difíceis de carregar, consumidores redescobrem os híbridos — e montadoras correm para atender à nova demanda

Imagem: Lalandrew/Shutterstock

Compartilhe esta matéria

Após anos em que os veículos híbridos pareciam ultrapassados diante do crescimento dos elétricos, eles voltaram a ganhar espaço no mercado, como mostra uma matéria do The New York Times.

Enquanto os veículos totalmente elétricos enfrentam obstáculos como preços elevados e infraestrutura de recarga limitada, os híbridos se consolidam como uma solução intermediária mais prática e acessível.

Nos primeiros três meses de 2025, representaram cerca de 14% das vendas de veículos leves nos EUA — o dobro da participação dos elétricos.

imagem mostra um carro preto (Toyota Corolla 2024) andando em uma rodovia
Tecnologia ganha força com economia, desempenho e praticidade — e já representa o dobro das vendas de elétricos nos EUA (Imagem: Divulgação/Toyota)
  • Montadoras como Toyota, Ford e Honda têm liderado o movimento.
  • Metade dos veículos vendidos pela Toyota e Lexus já são híbridos, com crescimento nas vendas em torno de 40% em relação ao ano anterior.
  • A Honda deve atingir um recorde em vendas híbridas, e a Ford projeta oferecer versões híbridas de toda sua linha até o fim da década.

A tecnologia também evoluiu. Híbridos atuais são mais potentes, com baterias menores e mais eficientes, e alternância quase imperceptível entre os motores elétrico e a combustão.

Além disso, muitos oferecem funcionalidades inéditas — como a picape híbrida F-150, da Ford, que pode fornecer energia para ferramentas ou casas durante quedas de energia.

Leia também:

Traseira de um carro da Honda ornando com a fachada de uma concessionária da montadora
Honda poderá atingir recorde de vendas de modelos híbridos (Imagem: The Bold Bureau/Shutterstock)

Híbridos já começam a tomar espaço dos elétricos

Diante das incertezas em torno dos elétricos e do avanço tecnológico dos híbridos, montadoras estão ajustando suas estratégias: desaceleram lançamentos de EVs e ampliam o portfólio híbrido.

Até modelos antes exclusivamente a gasolina, como Camry, Sienna e RAV4, serão vendidos apenas em versões híbridas.

Enquanto parte do público ainda prefere motores a combustão tradicionais, a aceitação dos híbridos cresce. Para muitos consumidores, trata-se hoje de um sistema de propulsão superior — mais econômico, versátil e alinhado às necessidades reais do mercado.

Corolla híbrido da Toyota
Modelos que antes possuíam apenas versões a combustão começam a ser comercializados exclusivamente como veículos híbridos – Imagem: Divulgação/Toyota


Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.




OLHAR DIGITAL – Link original da matéria

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement