Nos últimos dias, venho destacado confrontos marcantes entre Brasil e Chile, principalmente em Copas. As duas seleções entram em campo hoje, às 21h30, no Maracanã, pela penúltima rodada das Eliminatórias. O retrospecto é amplamente favorável à equipe nacional. Em 76 jogos oficiais, foram 54 vitórias, 14 empates e 8 derrotas.
A última vitória chilena foi no dia 8 de outubro de 2015 na primeira rodada das Eliminatórias para a Copa de 2018. Em Santiago, os donos da casa ganharam por 2 a 0, gols de Vargas e Sánchez. Os brasileiros nunca tinham perdido o primeiro jogo válido pela fase classificatória para um Mundial.
CHILE 2×0 BRASIL – 08.10.2015 – SANTIAGO
Chile: Claudio Bravo; Francisco Silva (Mark González), Gary Medel, Jara e Isla; Marcelo Díaz (Vilches), Vidal, Beausejour e Valdívia (Fernández); Alexis Sánchez e Vargas.
Técnico: Jorge Sampaoli
Brasil: Jefferson; Daniel Alves, Miranda, David Luiz (Marquinhos) e Marcelo; Luiz Gustavo (Lucas Lima), Elias, Oscar e Willian; Douglas Costa e Hulk (Ricardo Oliveira).
Técnico: Dunga
Árbitro: Roddy Zambrano Olmedo (Equador)
Gols: Eduardo Vargas (25′) e Alexis Sánchez (44’) no segundo tempo
Com o comando de Dunga, o Brasil ainda contava com remanescentes da Copa de 2014. A equipe nacional não perdia para o Chile desde o ano 2000. Só em 2016, Tite assumiria o comando da camisa amarela e ficaria no cargo nas Copas de 2018 e 2022.
De volta às Eliminatórias de 2026, a seleção ainda vai encarar a Bolívia, no dia 9, no Estádio Municipal El Alto. Será o último jogo oficial antes do Mundial do ano que vem.