
Brasil e Vietnã assinaram um Plano de Ação para Implementação da Parceria Estratégica entre os dois países. O documento prevê, entre as várias medidas, a abertura do país asiático à carne bovina brasileira. O texto foi oficializado em Hanói, capital vietnamita, após encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o presidente Luong Cuong.
Segundo o governo, a partir da assinatura, as relações entre os dois países alcançou um novo patamar.
Carne Bovina
A ampliação do comércio entre as duas nações inclui a abertura do país asiático à carne bovina brasileira. “A abertura do mercado vietnamita para a carne bovina brasileira atrairá investimentos de frigoríficos do Brasil para fazer deste país uma plataforma de exportação para o Sudeste Asiático”, afirmou Lula.
O presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Roberto Perosa, acompanha a comitiva brasileira no Vietnã e disse que o Brasil pode exportar 300 mil toneladas de carne bovina ao país do sudeste asiático.
“O produtor brasileiro, a indústria brasileira da carne bovina terá mais oportunidade de diversificação do envio dos produtos ao exterior, garantindo o abastecimento interno no Brasil e complementando a renda com as exportações para o mercado da Ásia. Um momento muito feliz da indústria da carne bovina”, destacou.
Antes do Vietnã, a delegação brasileira esteve no Japão. Perosa também comentou a possibilidade do nosso país exportar carnes aos japoneses. “Estamos muito esperançosos de que essas verificações do governo japonês ocorrerá brevemente para que o Brasil tenha acesso a esse mercado tão importante e tão significativo na Ásia”.
Perosa reforçou a importância da viagem, destacando a possibilidade do Brasil conseguir novos mercados. “Chegaremos ainda mais longe com a carne bovina brasileira, trazendo renda para o produtor, para o pecuarista, para indústria, para todo o país, em sua balança comercial, gerando frutos através das ações do governo e dos empresários brasileiros”, concluiu.
Sobre o Vietnã
O Vietnã consolidou-se como principal origem das importações brasileiras oriundas da ASEAN, além de ter sido o 14º fornecedor mundial de produtos para o Brasil. O Brasil exporta mais para o Vietnã do que para Portugal, Reino Unido, França ou Paraguai. O Vietnã ocupa a quinta posição entre os países de destino de produtos do agronegócio brasileiro. O Brasil fornece cerca de 70% da soja importada pelo Vietnã, além de ser o principal fornecedor de carne suína (cerca de 37%), o segundo maior de carne de frango e de algodão.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
O post Brasil deverá exportar 300 mil toneladas de carne bovina ao Vietnã apareceu primeiro em Canal Rural.