O Atlético enfrenta um grande desafio na busca pelo título da Copa do Brasil 2024. Após perder o jogo de ida para o Flamengo por 3 a 1 no Maracanã, o Galo precisa de uma vitória expressiva na Arena MRV, em Belo Horizonte, no próximo domingo (10), às 16h, para reverter o resultado e levantar a taça.
Para conquistar o título no tempo regulamentar, o Atlético terá que vencer por três gols de diferença. Em caso de uma vitória por dois gols, a decisão irá para os pênaltis. Qualquer outro resultado dará o título ao Flamengo, que chega a Belo Horizonte com a vantagem de poder perder por até um gol.
A história da Copa do Brasil mostra o quão difícil é para um time reverter uma desvantagem de dois ou mais gols na decisão. Desde o início da competição, apenas o Sport conseguiu um feito semelhante em 2008, contra o Corinthians. Na ocasião, o time paulista venceu o jogo de ida por 3 a 1, mas o Sport deu o troco na Ilha do Retiro, ganhando por 2 a 0 e conquistando o título graças ao critério de gols fora de casa, que ainda vigorava à época.
Atualmente, o regulamento não conta mais com o critério do gol fora de casa, o que obriga o Atlético a buscar uma vitória ainda mais contundente em casa. Em outras oito decisões da Copa do Brasil, onde uma equipe abriu vantagem de dois ou mais gols no primeiro jogo, a equipe em desvantagem não conseguiu reverter o placar. Entre esses casos, destacam-se finais memoráveis, como:
- 2005: Paulista venceu o Fluminense por 2 a 0 na ida e empatou sem gols na volta, conquistando o título.
- 2006: Flamengo abriu 2 a 0 sobre o Vasco e confirmou a taça com uma vitória por 1 a 0 no segundo jogo.
- 2009: Corinthians venceu o Internacional na ida por 2 a 0 e empatou em 2 a 2 na volta, garantindo o troféu.
- 2021: O próprio Atlético derrotou o Athletico-PR por 4 a 0 no jogo de ida e venceu novamente por 2 a 1 na volta, sagrando-se campeão.
Com o apoio da torcida em sua nova casa, a Arena MRV, o Atlético tenta se inspirar no feito do Sport e fazer história na Copa do Brasil.