Arpão de pesca é encontrado em mamífero mais velho do mundo

A caça de baleias levou muitas espécies à beira da extinção e foi proibida comercialmente no ano de 1986. Apesar disso, a prática continua de forma limitada em alguns países. É o caso da Noruega, Islândia e Japão.

Esta proibição também não se aplica para povos indígenas ao longo das costas oeste e norte do Alasca. Para estas populações, as baleias-da-groenlândia têm sido uma fonte vital de alimento há milênios. E a descoberta de um arpão de mais de 100 anos ajuda a contar essa história.

Equipamento de pesca foi encontrado em baleia de mais de 100 anos

  • O equipamento de caça foi encontrado na carcaça de um animal pelos próprios povos originários da região.
  • O que chamou a atenção é que não tratava-se de um arpão moderno.
  • Um biólogo avistou os fragmentos enquanto a baleia estava sendo cortada e os enviou para um historiador do Museu da Baleia de New Bedford.
  • Após análises, foi possível concluir que a arma foi construída entre 1885 e 1895.
  • Além disso, a própria baleia atingida pelo equipamento tinha mais de 100 anos de idade.
  • As informações são do portal IFL Science.
Baleia-da-groenlândia pode viver mais de 200 anos (Imagem: Vladimir Chebanov/Shutterstock)

Leia mais

Mamífero de vida mais longa do planeta

As baleias-da-groenlândia passam quase o tempo todo nas águas geladas do Ártico. Seus corpos maciços podem medir até 18,8 metros de comprimento. Além disso, pesam mais de 90 toneladas. Elas são capazes de reter o calor graças a uma camada de gordura de 50 centímetros.

Estas espécies foram severamente impactadas pela introdução da caça comercial generalizada. Rapidamente, a população caiu para cerca de três mil animais. A ameaça foi descartada após trabalhos de conservação e hoje existem cerca de 20 mil indivíduos.

Crescimento lento, poucos predadores e biologia única explicam longevidade extraordinária (Imagem: Sergey Uryadnikov/Shutterstock)

Segundo pesquisadores, a descoberta do arpão, embora revele que a caça dos animais continua, é mais uma evidência da longevidade destas baleias. Eles acreditam que a espécie possa viver mais de 200 anos, sendo o mamífero de vida mais longa do planeta.

O post Arpão de pesca é encontrado em mamífero mais velho do mundo apareceu primeiro em Olhar Digital.