Um apagão durante a madrugada desta terça-feira (14) afetou nove estados brasileiros e o Distrito Federal. A queda de luz aconteceu a partir das 0h32 (horário de Brasília) e, em algumas regiões, levou mais de uma hora para voltar ao normal.
Segundo o governo federal, a falha foi causada por um incêndio em uma subestação no Paraná, que provocou um desligamento controlado. Uma reunião marcada para esta terça deve apurar os motivos.
Apagão atingiu nove estados e o DF
Quedas de luz foram registradas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal.
No Rio de Janeiro, a companhia de energia Light confirmou à TV Globo que o apagão afetou 450 mil clientes e que o Esquema Regional de Alívio de Carga teve que ser acionado. Os principais impactados foram clientes da Zona Norte, Baixada e Zona Oeste, que ficaram cerca de 30 minutos sem luz.
Na Região Metropolitana, atendida pela Enel, foram 277 mil clientes afetados. O problema durou cerca de uma hora.
Em São Paulo, também atendida pela Enel, foram cerca de 937 mil clientes afetados. O tempo de queda foi de oito minutos.
Ao g1, companhias de outros estados deram detalhes:
- A Amazonas Energia, do Amazonas, informou que a falha interrompeu o fornecimento de energia nas cidades de Manaus, Parintins e Itacoatiara por cerca de uma hora. O problema foi resolvido às 00h25;
- A Neoenergia Brasília, do Distrito Federal, confirmou que a ocorrência afetou oito subestações e afetou cerca de 300 mil clientes durante meia hora, entre 0h31 e 1h06;
- Em Goiás, a Equatorial falou em 50 municípios afetados, com interrupção do fornecimento de energia em cerca de 529 unidades;
- No Maranhão, a Equatorial não confirmou o número de clientes impactados, mas disse que a luz foi reestabelecida às 1h30;
- A Neoenergia Cosern, no Rio Grande do Norte, afirmou que foram 425 mil clientes afetados, cerca de 26% do total no estado. O problema começou a ser resolvido em quatro minutos e foi concluído por volta da 1h.

Incêndio teria causado o apagão
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o apagão foi devido a uma perturbação de grande porte no Sistema Interligado Nacional, que provocou o desligamento controlado de cerca de 10 mil MW de carga. O motivo da ocorrência seria um incêndio em reator na Subestação de Bateias, no Paraná, que desligou toda a subestação e afetou o fornecimento de energia pelo país.
O retorno dos equipamentos também aconteceu de forma controlada. Em 1h30, a energia foi reestabelecida por completo nas Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. No Sul, demorou 2h30.
A pasta ainda informou que vai realizar uma reunião preliminar com os agentes envolvidos para identificar as causas dessa perturbação. Um relatório completo sobre o caso deve ser divulgado até sexta-feira (17).
O post Apagão deixou nove estados sem luz durante a madrugada; governo apura as causas apareceu primeiro em Olhar Digital.