Alerta de temporal! Frente fria avança e coloca regiões na rota da chuva forte

alerta amarelo, previsão do tempo, chuvas - frente fria - agricultura familiar
Foto: Pixabay



Poucos lugares no Brasil começam com o céu aberto nesta segunda-feira (21), feriado de Tiradentes. Na região Sul do Brasil, a atuação de uma massa de ar polar mantém o dia mais frio nos pontos mais altos da Serra de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e em áreas da Campanha gaúcha neste começo de semana, segundo a Climatempo.

O tempo segue firme na maior parte dos dois estados, com previsão de chuva apenas no litoral do PR e de SC – Florianópolis e Porto Alegre, sem previsão de chuva. No PR, a entrada de ventos úmidos que sopram do mar contra a costa favorecem garoa e chuva fraca no litoral, as demais áreas, terão um dia de sol com variação de nebulosidade, mas, sem chuva.

Em Curitiba, pode garoar à noite – atenção ainda para a condição de ventos moderados a forte no litoral gaúcho e catarinense; o mar continua agitado.

Chuva em SP e no RJ

No Sudeste, os ventos úmidos que sopram do mar contra a costa ainda favorecem chuva moderada no litoral norte de SP, em áreas do centro-sul do RJ e na região da Zona da Mata Mineira.

As capitais do Sudeste podem ter um começo de manhã com temperaturas mais baixas, especialmente, Rio, Belo Horizonte e São Paulo – a chuva começa a diminuir mais no decorrer do dia.

Atenção ainda para as áreas entre ES e norte de Minas, com o deslocamento da frente fria, áreas mais próximas ao estado da Bahia podem receber chuva moderada a forte neste começo de semana. Os ventos ficam mais intensos em Vitória e no litoral capixaba com rajadas podendo chegar aos 70 km/h.

Pancadas de chuva

No Centro-Oeste, a chuva mais forte começa a perder força em Campo Grande e no sul de MS, podemos ter um começo de segunda com temperaturas mais baixas devido à presença do ar mais frio.

Não chove em Ponta Porã e as pancadas seguem mais localizadas no norte de MS. Atenção entre o centro-norte, leste e MT e o estado de GO. A entrada de umidade favorece algumas pancadas moderadas a forte de forma irregular no decorrer do dia. O tempo fica mais abafado e com pancadas à tarde em Brasília.

Frente fria

No Nordeste, o deslocamento da frente fria em alto mar, aumenta a condição de chuva na Bahia e áreas do sul, litoral, centro e oeste do estado ficam em alerta neste começo de semana.

O risco é alto para chuva em vários momentos, com volumes que podem ser elevados em Ilhéus, Barreiras e Porto Seguro – os ventos ficam mais fortes, com rajadas de até 70 km/h. Atenção para o centro-sul e leste do MA, Teresina no PI, interior do CE e do PE para pancadas moderadas a forte, segunda, com abertura de sol e abafada.

Chuva generalizada

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) se aproxima um pouco mais da costa norte do Brasil, aumentando o risco de temporal em João Pessoa (PB), Natal (RN), Fortaleza (CE) e São Luís (MA), com potencial de pancadas fortes com ventos.

No Norte, a atuação do mesmo sistema ainda mantém a condição de temporais entre o Amapá e o litoral do Pará; Belém, começa a semana em alerta e as pancadas podem ocorrer em vários períodos.

Dia abafado, com sol entre nuvens e condição de chuva forte entre AC, RO, AM e RR. Alerta nas capitais, Boa Vista/RR e Palmas/TO.



Link original da matéria