Paracatu amanheceu neste domingo coberta por uma densa camada de fumaça.

Cidades como Brasília e localidades no estado de Goiás, Unaí e João Pinheiro, além de outras cidades do Noroeste, também amanheceram envoltas em fumaça densa, enfrentando situações similares às de Paracatu.

Paracatu despertou no último domingo (25) sob uma espessa camada de fumaça, que se espalhou pela cidade, tornando o ar quase irrespirável. Muitos moradores relataram dificuldades respiratórias, mesmo dentro de suas casas, onde a sensação de falta de ar era intensa.

Especialistas atribuem o fenômeno a múltiplas queimadas ocorrendo simultaneamente em várias partes do Brasil.

Apesar da situação alarmante, as autoridades locais de Paracatu informaram que não há focos de incêndio nas proximidades da cidade. Segundo eles, a fumaça que tomou conta da região provavelmente tem origem em áreas distantes, como o estado de São Paulo, onde queimadas estão acontecendo em grande escala. A situação destaca a gravidade das queimadas no país e seus impactos, não apenas nas áreas diretamente afetadas, mas também em regiões distantes, como Paracatu, que sentem os efeitos das ações humanas e das condições climáticas adversas.