O argentino Franco Colapinto é o novo piloto da Williams para o restante da Fórmula 1 2024. Ele substituirá o estadunidense Logan Sargeant, demitido por falta de desempenho e acumulo de erros.
Desde abril de 2001, quando Gastón Mazacane pilotou no GP de San Marino pela Prost, a Argentina não tem um representante na Fórmula 1. O país tem cinco títulos da modalidade, todos conquistados por Juan Manuel Fangio durante a década de 1950.
Colapinto, no entanto, pilotará o segundo carro da Williams somente até o final desta temporada. Isso porque a equipe já definiu a dupla Carlos Sainz e Alexander Albon para a F1 2025. Ainda restam nove corridas até o fim da temporada 2024.
- Leia mais: Felipe Massa sobre luta na Justiça por título da F1 conquistado por Hamilton: ‘É pelo Brasil’
Saída de Logan Sargeant da Williams
Nesse sábado (24/8), no terceiro treino livro do GP da Holanda, Sargeant protagonizou mais um grave acidente. Além disso, na corrida, ficou na 16ª colocação, e não pontuou.
O estadunidense estreou pela Williams no GP da Austrália em 2023. Desde então, somou apenas um ponto pela equipe, conquistado com o 10º lugar no GP dos Estados Unidos.
Assim, o desempenho ruim e os acidentes pesaram para que a equipe britânica buscasse um substituto para comandar o segundo carro.
A notícia Franco Colapinto na Williams: após 23 anos, Fórmula 1 volta a ter piloto argentino foi publicada primeiro no No Ataque por No Ataque.