O ex-árbitro PC de Oliveira, comentarista dos Canais Globo, discordou do pênalti marcado a favor do Cuiabá diante do Atlético, no último sábado (17/8), pela 23ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. No duelo, Galo e Dourado empataram por 1 a 1 na Arena MRV, em Belo Horizonte.
O lance ocorreu por volta dos 42 minutos do primeiro tempo, quando o placar apontava vantagem para o Atlético. Dentro da área alvinegra em lance de falta para o Cuiabá, Marllon foi derrubado por Mariano.
Ao analisar o lance, PC de Oliveira classificou a infração do lateral-direito do Galo como “ação de impacto”, tendo ocasionado a queda do adversário por meio de um contato por baixo. O ex-árbitro frisou, de toda forma, que a bola ainda não havia entrado em jogo naquele momento e, por isso, a penalidade não deveria ter sido marcada por Davi de Oliveira Lacerda.
“Na minha avaliação, se a gente for buscar o detalhe na imagem, para mim a falta foi por baixo. O Mariano dá um contato com o joelho direito, impedindo a passagem do Marllon. Mas esse contato foi antes da bola entrar em jogo”, avaliou.
“Para mim, aquele último contato ali, com a mão no corpo do Marllon, não foi o que efetivamente derrubou. (…) Para mim, é a ação do Mariano com o joelho direito que derrubou o Marllon, mas a bola não estava em jogo. Portanto, não tinha que ter a interferência do VAR”, prosseguiu.
Acionado pelo VAR após a sequência do lance, Davi Lacerda analisou as imagens dentro do campo na Arena MRV e optou pela marcação do pênalti. Isidro Pitta converteu para o clube do Mato Grosso.
“Para ação de impacto, vale o primeiro impacto – aquele que derrubou, que desequilibrou o adversário. Aqui, o impacto já aconteceu, o Marllon já está desequilibrado, mas a bola não estava em jogo ainda. Depois que a bola entra em jogo, aquela ação com o braço é totalmente sem impacto.”
PC de Oliveira, ex-árbitro e comentarista
O Atlético é o oitavo colocado do Campeonato Brasileiro, com 30 pontos. O Galo agora volta atenções para as oitavas de final da Copa Libertadores e enfrentará o San Lorenzo-ARG a partir das 21h30 desta terça-feira (20/8), na Arena MRV.
A notícia Ex-árbitro opina sobre pênalti marcado a favor do Cuiabá diante do Atlético foi publicada primeiro no No Ataque por Lucas Bretas.