A Paralimpíada de Paris 2024 começa oficialmente nesta quarta-feira (28/8). A delegação brasileira contará com 279 atletas, e, entre eles, está Eugênio Franco, atleta do tiro com arco de 64 anos.
Nascido em Beberibe, no Ceará, em 1959, Eugênio é o atleta mais velho do Time Brasil em Paris 2024. No ano passado, venceu o título do tiro com arco composto W1 nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, e garantiu a vaga na Paralimpíada.
Ele começou sua história no tiro com arco em 2011, quando fazia doutorado em Portugal. Ao site Olimpíada Todo Dia, explicou que, no inverno europeu, não tinha opções de esporte ao ar livre, e, por isso, se aventurou no tiro com arco indoor e rapidamente se apaixonou.
Dois anos depois, Eugênio foi diagnosticado com Espondilite Anquilosante, condição que afeta a coluna vertebral e as articulações grandes. O quadro evoliu com doenças irreversíveis, como Parkinson, hipertensão arterial e diabetes tipo II.
A condição não impediu que o cearense seguisse a carreira de atleta, e ele iniciou no paradesporto. Eugênio acumula trofeús no tiro com arco, incluindo o título do pan-americano da modalidade, tanto no individual, como em duplas.
Na Paralimpíada de Paris 2024, buscará a primeira medalha brasileira no tiro com arco. O melhor resultado do país é o quarto lugar de Luciano Rezende nos Jogos Paralímpicos do Rio 2016.
Programação de Eugênio Franco na Paralimpíada de Paris 2024
- 29/08 – 4h (de Brasília) – Rodada classificatória individual W1 masculino
- 02/09 – 4h (de Brasília) – Rodada classificatória W1 equipes mistas
A notícia Brasil terá atleta de 64 anos na Paralimpíada; conheça a história de Eugênio Franco foi publicada primeiro no No Ataque por No Ataque.